domingo, 8 de maio de 2011

A comunicação na vida em sociedade

A comunicação é necessária para a sobrevivência do ser humano, que logo quando começou a viver em grupo, criou meios para se comunicar, a partir de desenhos representativos nas cavernas, sinais de fumaça, para anúncio de acontecimento em lugares distantes, a linguagem oral e escrita e os inimagináveis meios de comunicação utilizados hoje, na chamada sociedade do conhecimento.

Hoje, as notícias são instantâneas, muitas pessoas são notificadas em tempo real de lugares distantes, notícias e conhecimentos repassado e produzidos por qualquer um que tenha acesso a tecnologia de informação e comunicação. Qualquer um mesmo, desde uma adulto bem instruído até uma criança.

Esta tecnologia, através de acesso a rede, mediado pelos seus inúmeros aparelhos com computação portáteis, como os celulares, contribuem para uma sociedade mais interativa e dinâmica. Cada vez mais e mais as pessoas têm acesso a estes meios através da popularização da tecnologia, o que vem influenciando as suas vidas, deixando-os muitas vezes dependente dos benefícios oferecido.

A possibilidade de compartilhar informações e conhecimento vem contribuindo para o aparecimento de redes colaborativas que intensificam e caracterizam a aprendizagem coletiva, incentivadas por objetivos comuns entre as pessoas. Os sujeitos que participam desta rede coletiva no mundo virtual, também vivem no mundo real, e esta aprendizagem certamente influencia no seu comportamento, fazendo com que transforme o meio em que vive.

O ambiente virtual, através da colaboração, torna-se um excelente recurso pedagógico para um aprendizagem mais contextualizada e significante para os alunos, pois agrega o conhecimento de tecnologia que eles dominam e gostam, com possibilidades de produzir, adquirir e compartilhar conhecimentos em áreas afins, necessárias para a sua formação. Formação não só a nível profissional, mas na de um sujeito consciente e crítico, capaz de realizar transformações sociais e viver melhor em uma sociedade de constantes mudanças.


Um comentário:

  1. Oi Luciana,
    pq o adulto tem que ser "bem instruído" para utilizar as tecnologias?
    O que vc quer dizer com o fato de que as tecnologias móveis influenciam as vidas dos sujeitos, deixando-os muitas vezes dependente dos benefícios oferecido? Qual o sentido dessa dependência?
    Vc novamente está contrapondo real e virtual. Cuide isso - já foi discutido em aula.
    bj

    ResponderExcluir