domingo, 27 de março de 2011

As comunidades virtuais e suas influências na sociedade atual

Até pouco tempo, as pessoas se relacionavam através do convívio demarcado por um espaço geográfico, de forma presencial estabelecido pelas relações de troca de interesses e necessidades, baseada em uma estrutura social com hierarquias, regras, normas e leis ligado sempre a tradição do lugar, tudo para garantir a ordem e o melhor convívio entre as pessoas da comunidade.
Na sociedade contemporânea, com o advento das novas tecnologia, e as facilidades de acesso de um grande número de usuários à rede mundial, onde são oferecidas inúmeras possibilidades na circulação de informações e na comunicação entre as pessoas de vários lugares do mundo, surge e vigora as comunidades virtuais. Segundo Fonseca e Couto, 2005.
“A noção de comunidade vem sendo ressignificada em decorrência das alterações ocorridas na dinâmica da sociedade, sobretudo no mundo contemporâneo, com a incorporação dos meios de comunicação, especialmente, a comunicação mediada por computadores (CMC). Esse tipo de comunicação propicia a emergência de outras formas de socialização via rede telemática, e as comunidades virtuais constituem-se em um dos seus principais ethos.”
As comunidades virtuais, entre outras coisas, possibilitam o compartilhamento de  interesses comuns com outras pessoas de culturas diferentes, alem de possibilitar a participação de igual para igual entre os membros sem a preocupação com a hierarquia.
O indivíduo do mundo contemporâneo, que está ligado em rede, vive em várias comunidades, a presencial, onde é um cidadão com RG, CPF e representa um papel social, com direitos e deveres, e em muitas outras comunidades virtuais, onde compartilha interesse particulares, seja por diversão, profissionalização, humanização, etc. Muitas vezes, alguma destas comunidades que participa, não são necessariamente imprescindíveis para a sua sobrevivência, mas em todas elas, este sujeito contribui para a dinâmica social.
Esta dinâmica social é influenciada pela mistura de culturas, e que fatalmente modificam o comportamento das pessoas, não só as pessoas conectados, mas também as pessoas chamadas de excluídos digitais, aquelas que não tem acesso a rede, ainda hoje um grande percentual. Exemplo disto, quando a troca de conhecimento realizada em comunidade virtual se transforma em ação nas comunidade presencial, provocando  novas concepções sobre determinado tema.
Assim, poderemos dizer que mesmo aqueles que não participam de comunidades virtuais são influenciados de uma certa forma, seja através de boas ou más influências, modificando a estrutura da velha comunidade tradicional e gerando novas demandas.
Referência
FONSECA, Daisy da Costa Lima, COUTO, Edvaldo Souza.Comunidades virtuais: herança cultural e tendência contemporânea,  In: PRETTO, Nelson (org). Tecnologia e Novas Educações. Salvador: Edufba, 2005

2 comentários:

  1. Luciana, vcapesentaduas ideias que valem a pena o investimento e a reflexão:
    1. a participação em comunidades virtuais não são imprescindíveis para a sobrevivência
    2. a interdependência entre as comunidades tradicionais e as virtuais
    Escolha uma delas e aprofunde a reflexão

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    O caminho é esse. E vamos continuar pesquisando sobre comunidades virtuais.

    Ana

    ResponderExcluir