domingo, 24 de abril de 2011

Finalmente, o que é Inclusão digital?

 A inclusão digital é hoje a bola da vez, todos falam, todos deseja fazer parte e muitos se diz incluídos digitalmente, os governos para não ficarem a margens deste movimento, criam programas de inclusão digital para toda a população, através de telecentros instalados principalmente peles periferias e interiores, que muitas vezes parecem mais lan house para acessar emails, jogos, pesquisas e curso , como constatou a pesquisa de Marcelo Buzato em uma telecentro da periferia de Guarulhos, não muito diferente de outros  telecentros.
 Mas o que seria inclusão digital mesmo? Seria o simples acesso às novas tecnologias, através das informações disponibilizada na rede?  Seria o acesso a serviços oferecidos pela rede facilitando a vida das pessoas? Seria um grande comunidade virtual colaborando através de trocas de conhecimentos? Ou ainda seria um meio pelo qual as pessoas pudessem sair da sua condição de excluído para incluído através de novos conhecimentos, vendo o mundo, os problemas e as soluções de outro jeito?
A partir da Web 2.0, chamado por alguns autores como tecnologia e software social, onde o usuário participa mais interativamente na construção do conhecimento, a internet se tornou mais ativa, dinâmica e universalmente colaborativa. Através deste processo, surge por exemplo, possibilidades de intercâmbios que se tornam fundamentais para as resoluções de problemas de lugares afins, que muitas vezes tem soluções parecida, o fato de não está só e passar a enxergar sobre um prisma diferente, ajuda na construção de novos conhecimentos. Acredito que este é a grande sacada da inclusão digital, não só ter acesso a informação, mas fazer parte do conhecimento construído, ajudando na transformação social.
A inclusão digital, principalmente oferecidas nos centro para a população, parece ser mais uma integração digital, fazendo uma analogia com o termo integração, onde o sujeito estaria apenas integrado com os recursos tecnológicos de forma passiva, um espectador. Isto talvez, seja resultado da confusão ainda feita pelas pessoas sobre inclusão digital, ou uma condição conveniente para os governantes, já que nesta condição não tem muito o que questionar e transformar.

 ---
BUZATO, Marcelo El Khouri.  “Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão
Digital.” Campinas, SP [s.n.], 2007.Orientador : Denise Bértoli Braga.Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.

Um comentário:

  1. Olá Luciana,
    boas reflexões.
    Seria interessante se vc aprofundasse a reflexão sobre a relação entre inclusão e interação, tanto a partir de Castel, quanto a partir das pesquisas sobre Educação Especial. Isto pode dar um bom debate, talvez até um artigo....
    Ah, e cuide um pouquinho da concordância no teu texto
    bj

    ResponderExcluir