sábado, 30 de abril de 2011

A Tecnologia de Informação e Comunicação nas Escolas

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) cada vez mais faz parte da vida das pessoas, influenciando a dinâmica da atual sociedade, tanto política quanto economicamente. A escola também precisa fazer parte deste movimento, pois ela é um elemento social de valor importante na formação das pessoas.
A TIC  no meio escolar, precisa ser vista como grande aliada na troca e construção de conhecimento entre os alunos e o mundo, servindo com as suas inúmeras ferramentas, como um rico meio pedagógico, sustentado por uma práxis voltada para colaboração e construção coletiva de conhecimento, mediada por um ambientes online, valorizando uma cultura digital. E não como um simples reprodutor de informações pré estabelecidas e sem contexto, utilizando de recursos modernos, para criar sujeitos cada vez mais alienados e a margem das demandas sociais.
Mas, para que as TICs chegue no ambiente escolar é necessário investimento na infra instrutora tecnológica e uma política educacional que valorize esta cultura digital. Não com o objetivo de acessar por acessar ou adquirir o simples domínio da tecnologia, seguindo a um modelo tecnicista, voltada para formação de mão de obra especializada para atender as necessidades do mercado, mas uma educação voltada para formar cidadãos produtivos, críticos, colaboradores e transformador social. Sujeito que consiga viver em uma sociedade com muitas demandas, diversidades e em constantes mudanças de forma mais tranquila.
A sociedade do conhecimento, como é conhecido a atual sociedade, traz um novo perfil de aluno, alunos que tem curiosidade em conhecer mais, se comunicar e trocar, as TICs oferecem oportunidades para tal, que a muito ultrapassam aos muros da escola. Então, até quando a escola vai continuar limitando os alunos no maio de tantas oportunidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário